seta Instabilidade do Ombro

Ombro

Um deslocamento Indesejável

O ombro luxado (deslocado) tem seu contorno alterado; a pessoa apresenta dor intensa e movimentos restringidos. As causas dessa lesão são variadas e o tratamento deve ser imediato.

O que é luxação (deslocamento do ombro?)

Ligamentos, úmero, escápula

O ombro é como uma engrenagem: funciona bem quando seus componentes estão em harmonia. Músculos, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, nervos e ossos devem estar em perfeitas condições. A parte esquelética é formada principalmente por dois grandes ossos: o úmero e a escápula. Algumas vezes, o úmero pode se mover em excesso de sua posição normal em relação à escápula, provocando um deslocamento articular. Isso geralmente ocorre quando o ombro é forçado violentamente durante um esporte, luta marcial, crise convulsiva, queda ou por uma pancada. Nesse momento, podem ocorrer lesões em qualquer estrutura da anatomia do ombro. Os ligamentos se estiram tanto que chegam a se romper. Algumas pessoas apresentam predisposição para o deslocamento do ombro, por ter os ligamentos naturalmente mais frouxos. A articulação do ombro pode se deslocar sem ter sofrido um traumatismo grande.

O que é deslocamento agudo (luxação aguda) do ombro?

Quando o ombro se desloca subitamente, a pessoa apresenta dor intensa e se queixa de que ele está fora do lugar. O contorno do ombro passa a ser mais quadrado em vez de arredondado. Os movimentos estão doloridos e restringidos. O atendimento médico deve ser feito o mais rápido possível para voltar a articulação à sua posição normal. Nunca se deve tentar pôr o ombro no lugar através de movimentos violentos e forçados. A brutalidade pode lesionar ainda mais o local.

Como deve ser o tratamento médico da luxação aguda?

O Ortopedista examina o paciente e, se julgar necessário, solicita exames para confirmação do diagnóstico. Para que ocorra o encaixe da articulação são necessários movimentos corretos e suaves sobre o braço e, ao mesmo tempo, um bom relaxamento do paciente. Assim, o ombro poderá voltar para o lugar sem muita dor ou desconforto. Às vezes, é necessária a aplicação de analgésicos ou anestésicos. Depois, o braço deve ser imobilizado durante algum tempo para a cicatrização dos ligamentos. O tipo de imobilização é o indicado pelo Ortopedista, que orienta a respeito de quando iniciar os exercícios fisioterápicos. O paciente precisa proteger o ombro durante algum tempo, evitando esforços violentos em que o braço fique muito para cima e para trás da cabeça, como se fosse lançar algum objeto.

Por que há instabilidade do ombro?

Infelizmente, o ombro que já sofreu luxação pode voltar a se deslocar outras vezes, mesmo com um tratamento correto. Essa situação é chamada de instabilidade do ombro. A articulação do ombro sai do lugar com o mínimo esforço. O Ortopedista deve reconhecer a causa disso, isto é, quais os componentes da “engrenagem” que foram danificados e que não estão funcionando bem. As causas mais freqüentes são: afrouxamento ou rompimento dos ligamentos que não cicatrizaram durante o período de repouso.Os tendões também podem se romper em pessoas mais idosas. Cabe ao Ortopedista identificar qual parte da articulação está lesada. A cirurgia é indicada principalmente para reparar os casos de rompimento de ligamentos ou tendões Isso pode ser feito por meio de cirurgia tradicional ou técnicas de vídeo.