seta Osteoartrite

O Que é Osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença progressiva não-inflamatória que afeta as articulações, em particular as que suportam peso como o joelho, mas também as articulações do quadril, dedos dos pés, das mãos e ombros. Normalmente surge em pessoas de meia-idade e idosos, mas também pode acometer pacientes jovens que tenham lesionado suas articulações por causa de acidentes, prática de esportes, desgaste ou rompimentos.

Os sintomas são: dor, inchaço e rigidez das articulações afetadas, assim como a perda de mobilidade. Conforme a doença progride, o estilo de vida da pessoa poderá ser afetado de maneira adversa através da redução dos movimentos.

Quais são as articulações afetadas?

A articulação do joelho é uma das mais afetadas pela osteoartrite.

Ela é uma articulação complexa que realiza muitos movimentos diferentes durante o dia-a-dia. Como está localizada entre os dois ossos mais longos da perna (o fêmur e a tíbia), a dor e o desconforto no joelho limitarão a mobilidade e causarão instabilidade durante algumas atividades cotidianas simples, tais como subir escadas. Outras articulações sinoviais como os quadris, ombros, dedos dos pés e das mãos também podem ser afetadas pela osteoartrite. A dor e a rigidez dessas articulações afetam negativamente nossa vida cotidiana.

O que causa a dor e o desconforto?

Em cada articulação saudável há um espaço preenchido com um líquido conhecido como “líquido sinovial”. Ele é espesso, viscoso e tem as propriedades de lubrificar e absorver impactos, protegendo a cartilagem nas extremidades dos ossos de qualquer lesão e desgaste durante o dia-a-dia. Em uma articulação com osteoartrite este líquido sinovial perde muito de sua espessura e conseqüentemente, suas propriedades de absorção de impactos.

Isso significa que quando qualquer peso ou carga é colocado sobre a articulação, o impacto e fricção aumentados danificam a cartilagem que protege as extremidades ósseas, trazendo dor e desconforto.

Em uma articulação com osteoartrite, o líquido sinovial perde as suas propriedades protetoras.

Articulação saudável e articulação com osteoartrite
Articulação saudável (esquerda); articulação com osteoartrite (direita)

Quais são as funções do líquido sinovial?

- Manter o espaço entre os tecidos ósseos e proteger as superfícies cartilaginosas
- Absorver os impactos para proteger as superfícies cartilaginosas.
- Lubrificar a articulação para facilitar o movimento.

O componente mais importante do líquido sinovial é o ácido hialurônico. Este é um componente natural que possibilita que o líquido sinovial tenha as condições de manter o espaço entre os ossos, absorver impactos e lubrificar a articulação.

O componente ácido hialurônico no líquido sinovial é responsável por suas propriedades protetoras

Quais são os tratamentos disponíveis?

- Nos primeiros estágios da doença, o paciente poderá receber prescrições de tratamento fisioterápico e aconselhamentos de perda de peso para reduzir o esforço sobre a articulação afetada.
- A viscossuplementação é uma opção para quem quer evitar cirurgias. O procedimento é feito através de uma injeção intra-articular de um suplemento viscoso, e é repetido de tempos em tempos.

O que é viscossuplementação?

É um suplemento viscoso, introduzido através de injeção diretamente na articulação sinovial.

A viscossuplementação complementa o líquido sinovial reduzido, com um líquido que é essencialmente o mesmo de uma articulação não acometida pela osteoartrite.

Líquido sinovial / Líquido sinovial após danificado	viscossuplementação
Líquido sinovial / Líquido sinovial após danificado viscossuplementação

Como é o tratamento de viscossuplementação com ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um dos ingredientes principais do líquido sinovial. O viscossuplemento complementa o líquido sinovial com um novo suplemento de ácido hialurônico para possibilitar que ele continue sua tarefa de lubrificação e absorção de impacto durante as atividades do dia-a-dia. Após uma série de 3 a 5 injeções sobre a articulação, os principais benefícios são a redução da dor e rigidez com um aumento na amplitude dos movimentos, durante um período de até 6 meses.

Este tipo de tratamento possibilita uma terapia aceita e eficaz para o alívio da dor e da rigidez nos pacientes que sofrem de osteoartrite, mas não constitui uma cura. Entretanto certos estudos sugeriram que a viscossuplementação poderá proteger a cartilagem e os receptores da dor e possivelmente retardar a evolução da doença.

O que o paciente poderá fazer para auxiliar o tratamento com a viscossuplementação?

- Reduzir o peso corporal.
- Exercitar os músculos em torno da articulação.
- Colocar os dedos das mãos e dos pés de molho em água morna.
- Mover continuamente os dedos das mãos e dos pés para manter a mobilidade das pequenas articulações.

Consulte o seu médico! Ele poderá decidir qual o melhor tratamento para você. Converse com seu Ortopedista para obter maiores esclarecimentos.